Interesse da Imprensa

Publicado  quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jornalista experiente expõe pontos de importância no jornalismo.

O repórter Jailton de Carvalho, atuante no mercado há 21 anos, trabalha no jornal O globo na editoria Nacional.O jornalista natural da Bahia formado pela UFBA possui bastante experiência em jornais impressos e se especializou em jornalismo político em Brasília.


Tendo um trabalho muito agitado e corrido, Jailton explica que:” O jornalismo possibilita você estar presente nos acontecimentos, você estar vivo,estar no centro dos fatos importantes a sociedade”.

O jornalista esclarece que a ética na profissão:” É feita pelo repórter, é igual a de um marceneiro(um cidadão comum) sem mentiras , não distorcendo fatos.O uso de equipamentos e o ocultamento de identidade não interferem em situações excepcionais, é uma forma de se proteger e ajudar a esclarecer importantes acontecimentos ,você pode até gravar bandidos relacionados ao fato”.

Jailton explica que qualquer assunto apresentado de uma forma interessante chamará a atenção do público, só dependerá do repórter trabalha - lá de forma envolvente. Ele diz:“Não existe pautas nobres e pautas pobres , a matéria fica envolvente da forma como você a abordar”.

As informações devem ser apuradas idependentes de como são conseguidas, o jornalista citou: “Quando você vai fazer uma matéria dentro de uma reserva indígena,tem que entrar e sair com as informações”.

O sigilo da fonte é um compromisso básico de todos os jornalistas, é uma garantia constitucional . Nunca revelou nome de fontes, nem mesmo quando foi chamado pelo juiz para prestar depoimento na policia federal .

Jailton comenta que quando publica matérias não coloca a sua opinião.A editoria nacional recebe uma boa atenção por parte dos leitores, por abordar acontecimentos divulgados por todo país.

O jornalista já trabalhou no Jornal da Bahia,Folha 7,Zero Hora,Correio Braziliense ,Jornal do Brasil e atualmente está no O Globo. Esteve presente fazendo matérias nas editorias de política,cidade, palácio do planalto e ultimamente faz nacional.


por: Angelyca Miranda

0 comentários: